Unidades de Saúde Familiar com projeto BI na Cloud

As tecnologias de Business Intelligence estão no centro da plataforma agora lançada e que colocam online de forma agregada todos os indicadores de actividade das unidades que prestam cuidados de saúde primários. 

O passado dia 3 de Junho marcou o lançamento oficial do portal BI|USF. Neste portal as cerca de 400 Unidades de Saúde Familiar (USF) partilham experiências e boas práticas, dão a conhecer o seu trabalho e as mais valias do modelo USF. O evento de lançamento decorreu no auditório da Microsoft, com a presença de vários convidados, USFs e responsáveis das ARS.

A par de uma área de consulta pública todas as USFs têm agora ao dispor uma área privada de trabalho, com funcionalidades de partilha, suporte à contratualização, acompanhamento de indicadores/dashboards e processos de melhoria contínua.

As USFs

Com quase 5 milhões de cidadãos inscritos, as 386 Unidades de Saúde Familiar espalhadas pelo país envolvem 7 mil profissionais. São a face mais visível de uma profunda reforma no sistema de prestação de cuidados de saúde primários, que acelerou o passo em 2006 e que se mantém.

O BI das USF quer ajudar a afirmar a identidade do modelo, demonstrar os seus ganhos em termos de saúde, eficiência, criar mecanismos de melhoria continua e promover a transparência.
“Apesar da sua diversidade e dos resultados positivos que apresentam, as pessoas continuam a desconhecer um pouco o que são as USF. Continua a ser difícil passar a imagem do que são, qual o seu contributo e qual foi o seu impacto nos cuidados de saúde”, defende José Luís Biscaia (na foto) em entrevista ao Jornal de Negócios.

video-BIUSF

Parcerias operacionalizam ideia

Além do protocolo com a ACSS, o BI das USF nasce tirando partido de parcerias com a indústria, mas também com as ordens dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos. A associação a estes parceiros tem em vista a colaboração na identificação ou aferição de novos indicadores que permitam medir ou qualificar a actividade. Já a parceria com três escolas do país (escolas de negócios da UP e da UNL e Centro de Estudos e Investigação em Saúde da UC) têm como principal objectivo criar condições para fomentar a investigação, potenciando o valor da informação existente.

Cloud Computing

A Microsoft é a parceira tecnológica do projecto e para além da plataforma SharePoint 2013 e SQL 2012, este novo portal de dados corre diversos componentes de BI da Microsoft e da DevScope. Adicionalmente a toda a implementação da solução, a DevScope também instalou todo datacenter virtual sobre a plataforma cloud do Microsoft Azure.

biusf

Com grande parte do esforço dedicado ao modelo de dados multi-dimensional e respectivas aplicações de exploração na Web, não seria possível implementar todo o projecto em tão curto espaço de tempo sem a agilidade dos serviços na Cloud do Microsoft Azure.

Site: www.biusf.pt

Promotores: www.usf-an.pt e www.acss.min-saude.pt
Ordens Profissionais: www.ordemdosmedicos.pt, www.ordemenfermeiros.pt e www.ordemfarmaceuticos.pt
Parceiros Académicos: www.pbs.up.pt, www.uc.pt/org/ceisuc, www.novasbe.unl.pt e www.novasbe.pt
Parceiros Institucionais: www.msd-uk.com, www.menarini.com e www.anf.pt

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s